Dienstag, 30. September 2008

Mail Art

Postal: Friedrich Winnes "Recycle this Paper Please" (1992)

Para ti, mae!

Oh vai ver o que a Leonor escreveu. Clica aqui.

Chiffre du jour - II

DEZANOVE.*

*Percentagem de alemaes no fluxo imigratória em direccao à Áustria, constituindo a maior parcela de imigrantes nesse país (dados de 2006 da OCDE).

Chiffre du jour

TRINTA!*

*Percentagem de votos atribuídos aos dois partidos austríacos de extrema DIREITA nas últimas eleicoes para o parlamento nacional.

Montag, 29. September 2008

O QUE, UMA HORA PARA FALAR SOBRE O QUE É SER EUROPEU?

Um jantar com um casal de australianos que decidiu tirar quatro meses de férias da vida e deambular pelo mundo. Normalmente conhece-se o contrário, até admira que o continente down under ainda nao tenha afundado com a quantidade numerosa de backpackers e dropouts. Nao, estes optaram principalmente pela Europa. Ele, sotaque redondo carregado, pai de descendencia inglesa, mae escocesa (de GLASGOW!! Mundo piqueno!), ela, mais serious, de descendencia igualmente escoceso-irlandeso-galeso-indígena, com um tio-avo que veio combater na Normandia e por ali ficou.
A tendencia europeia (nem por isso germanica, mas mais mediterranico-latina) será de eliminar logo eventuais mal-entendimentos. Há que desmistificar os preconceitos e por tudo em pratos limpos. Alemanha: Uns doidos, o único país do mundo sem limites de velocidade nas auto-estradas, amantes de salsicha com molho de curry (que de caril nao tem a ponta de nada) e soca branca encaixotada numa sandaloca de praia ou campo, onde nem a lei anti-tabaco conseguiu cingrar. Os alemaes sao muito ciosos dos seus privilégios, que o digam os de Leste, ainda a (sobre)viver à custa do imposto de solidariedade instituído por Kohl e Co., supostamente limitado a dez anos (já lá vao 19 desde a abertura da cortina).
Há, porém, pessoas, que se deixam facilmente irritar e conseguem absorver todos os aspectos negativos de uma situacao ou país. Eu tento olhar com optimismo, afinal nada haverá como a construcao macica de um automóvel alemao ou a frontalidade negocial, nao tao agressiva como na Holanda, porém mais aberta que no Japao.
Uma salsicha emborcada com uma Hefe Weissenbier até tem a sua piada.

Nao poderei estar certa se os australianos terao ficado com uma boa impressao do jantar de hoje, mas decerto levarao um pouco mais de informacao na bagagem. Do género: os restaurantes italianos na Alemanha estao para os árabes assim como as steak houses para os sérbios. Como digo, de loucos.

Sonntag, 28. September 2008

Vinda do Alasca

Vi uma entrevista da Sarah Palin à CBS, que me deixou curiosa acerca do seu percurso biográfico. Nao pelo sucesso da ocasiao em si, a qual diga-se foi uma completa catástrofe política e pessoal, mas precisamente por me ter deixado estupefacta em relacao a como uma tal pessoa possa ter alcancado tal posicao. Para mim um sinal óbvio de discriminacao sexual. "Escolhemos uma mulher para demonstrar o nosso progressismo", terao pensado os republicanos?? Um elemento político manifestamente contra o controlo de posse de armas ou anti-aborto, apologista da pena de morte e oposicionista das unioes entre homossexuais, coaduna-se com a posicao conservadora republicana, mas alguém que pratica censura como presidente de camara nao representa os valores democráticos que tao intensivamente propagandea. Como pode uma tal pessoa alimentar ambicoes de tal envergadura e a vida inteira jamais ter saído dos EUA até ao ano passado, altura em que adquiriu pela primeira vez um passaporte? Imagine-se, se McCain for eleito e lhe der o badagaio com a idade avancada que tem, esta senhora, de semblante bem cuidado e com uma banana como penteado (quase me faz lembrar a Carmen Miranda, só falta a fruta...) poderá vir a representar o seu país como chefe de estado. Que alguém nos acuda!

Mittwoch, 24. September 2008

Com ou sem?

Escolho-me a mim ou aos outros? Banalidades ou profundidades? Ocupo-me com o que hei-de vestir ou como substituir o automóvel que trepida todos os dias de casa ao trabalho? Fútil ou despreocupada? AI ou ginásio?
Nao consigo conciliar tudo, escolho por vezes o imediato, o menos trabalhoso, o mais egoísta. Sinto-me culpada, individualista, parte do fenómeno das massas que tanto quero evitar, por intermédio de pensamentos ou actos ou aparencia. Cada um pretende ser diferente. Assusta a homogeneidade e o anonimato. No fim de contas é o ego que fala mais alto. E, por fim, mais uma vez predomina o universo de cada um.

Paragens

Um turista decide marcar uma viagem a San Jose. Quando pensava que iria aterrar na California, apercebeu-se que estava a caminho da Costa Rica. Quis processar a agencia de viagens, perdeu. Isto faz-me lembrar o senhor no IC do Algarve a Coimbra que passou pelo meu caminho neste Verao. O dito cujo decidiu sair em Lisboa Oriente com a esposa para ir fumar um cigarro na plataforma de embarque (isto com o comboio já atrasado uns 10 minutos). A senhora vai comprar cigarros ao quiosque, ele reembarca, e eis que, quando se apercebe, o comboio está a partir sem esperar pelo seu atrelado.
A primeira reaccao do passageiro, enfurecido e com um esgar muito preocupante, foi culpar o trabalhador do bar por nao ter esperado pela sua excelentíssima passageira esposa em Lisboa. Nao adiantou nada, o comboio rumou a Coimbra sem desvios ou posteriores consideracoes. Eu sucumbi a um ataque de riso.

Dienstag, 23. September 2008

Aviso ao mundo

Moro perto de uma estacao de bombeiros. Nao me incomoda o chilrear das ambulancias durante o dia, entendo o seu sentido de utilidade, porém ainda nao consegui compreender por que razao se decide utilizar o mesmo instrumento sonoro à noite? A mim, normalmente roubada do sono (e confesso nao ser a pessoa mais agradável no trato quando ensonada e obrigada a reagir), soa-me a vários décibeis. Mais estranho se torna quando as estradas estao absolutamente vazias. Parece-me um tanto bizarra esta manifestacao de trabalho.
No meu local só se ouvem as teclas...

Sonntag, 21. September 2008

Milao em tempo de feiras...

... torna-se impossível. Mais arrogante ainda do que o normal, a cidade transforma-se numa competicao colectiva de luxo e glamour. Cidadaos normais que viajem simplesmente a lavoro (mundano e sem grande sofisticacao) debatem-se com uma dificuldade incomensurável para encontrar hotel. Tudo bem, para quem nao tenha de justificar precos de 500 euros por noite. Em ocasioes similares nao há quem nao se adapte, hoteis passam a instancias de luxo e moteis oferecem as premissas à noite e nao à hora. Foi num desses motéis que acabei por pernoitar, após muita pedinchice e apresentacao de cartao de crédito. Local de requinte e bom-gosto, decoracao vinho e dourado, com jacuzzi em cada quarto e paredes de mármore, porno gratuito, mas muita discricao. O pequeno-almoco nao será dos melhores, mas a quem faltará tal refeicao após uma estada normal de algumas horas?
Será recomendável nao mencionar a um italiano que se ficou num motel, a situacao é lidada com muito tabu.

Sonntag, 14. September 2008

A cor azul

Mesmo que faca um lindo dia nestas paragens alemas, o céu jamais consegue atingir a imensidao do azul de Portugal.
Foi preciso mudar de país para me aperceber disso.

Samstag, 6. September 2008

Contos

A Mémé faz questao de, orgulhosamente, mencionar os seus 95 anos e meio de existencia. Francesa, espectadora sobrevivente de duas grandes guerras, travadas no solo do seu dia-a-dia, relata os sentimentos do que era aspirar por uma sobrevivencia nao garantida, sem luxos, nobre e aliada às coisas verdadeiramente importantes e essenciais. Em tempos de guerra, geram-se amizades inócuas e espontaneas, como entre soldados britanicos e uma crianca de 3 anos, que mimam com muito chocolate e docuras gestuais, numa tentativa desesperada de recuarem no tempo e se deixarem transportar pela inocencia da sua própria infancia, sem fardas ou armas. Em tempos de guerra, a vinganca resgata-se em aspectos insignificantes, por exemplo em escolher como nome para o porco de estimacao lá de casa "Adolfo".

Montag, 1. September 2008

Os cabelos brancos

É evidente que a nossa sociedade estremece ao pensar no processo de envelhecimento, sentimento esse aliado a tudo o que envolve viver. A paranóia é de tal forma acentuada que as pessoas já se desabituaram a ver cabelos brancos, principalmente em mulheres. As reaccoes sao quase de choque, quem já nao teve que enfrentar o momento do "Aaah, já tem cabelos brancos..."?
Eu optei até agora por nao pintar o cabelo e recuso-me peremptoriamente a fazer madeixas (com as quais o cabelo se tornaria menos aborrecido, aconselhava uma profissional...). A abolicao do que é natural tornou-se uma obsessao e há poucos felizes com o seu aspecto físico, os quais estao dispostos a muito (quase tudo) para alterar - o que nao quererá sempre dizer melhorar - aspectos em si, numa tentativa de auto-negacao.
Eu gosto do meu cabelo e acho piada aos veios de brancos que comecaram a aparecer há uns anos. Apercebo-me também do passar dos anos em mim, o que por vezes me entristece, mas frequentemente me dá ganas de sugar o presente e nao pensar no futuro, que é só daqui a pouco.

Coisas de blogues

Será que a comunidade bloguista é a única a ter tempo para ler blogues? Se faco a pergunta a outros, afirmam que o tempo já é tao curto para tudo o resto, que nem sequer há um minuto para perscrutar o que se passa na blogosfera. Acho no mínimo bizarro.