Dienstag, 20. Januar 2009

Guias turísticos

Eu passei pelo mesmo martírio que a Mol quando cheguei à Alemanha e reparei que em quase nenhuma casa se encontra um bidé. Questionei os aborígenas, quis saber porque tal objecto nao faz parte da decoracao normal numa casa-de-banho alema. Retorquiram que o bidé é sinal de luxo, hoje em dia ninguém tem espaco para tal coisa "inútil". Imaginem o que foi explicar tal (des)hábito aos "bidedependentes*" portugueses que me vieram visitar desde tal descoberta extraordinária. Tal informacao nao consta em nenhum guia turístico!! Aliás, nao entendo porque tais aspectos nao merecem uma referencia em lado nenhum, apesar de representarem diferencas culturais importantes. Os bidés brasileiros, por exemplo, oferecem um jacto de baixo para cima (e nao o contrário). Eu digo, se nao fosse tao importante tal coisa, ninguém se teria lembrado de representar a Bulgária como um WC.

* Retirado do Dicionário Portugues-MOL-Portugues

4 Kommentare:

Andorinha hat gesagt…

olha, realmente nunca tinha pensado nisso. Na Holanda tb não há bidés!E a casa de banho está separada em dois, a sanita está fora do WC. Excepto na minha casa que de forma inusitada, está tudo no mesmo espaço: sanita, bacia, chuveiro e banheira!

Mol hat gesagt…

Ahahahah!!! É que os bidedepensentes ficam doidos quando se apercebem disso... Outra inutilidade é realmente essa da casa de banho dividida em duas secções. A minha por acaso não está, mas que as há, há!

ecila hat gesagt…

Eu acho o bidé uma inutilidade e concordo que só tira espaco à casa de banho... chateia-me mais sanitas fora da casa-de-banho, uma invencao que só tira espaco à casa e pior...isto sim tira-me do sério...quantas pessoas vao depois à casa-de-banho lavar as maos??? hmmm?

(embora por vezes de manha até dê jeito ter a sanita separada ;-)

Ariadne hat gesagt…

eu também nao tenho bidé e a minha sanita fica no extremo oposto da verdadeira casa-de-banho. De manha tenho que andar no mínimo 100 metros de um lado para outro. Vá lá que ainda restou um espacinho para o lavatório e uma plantinha no cantinho para tornar a paisagem mais ecológica...