Montag, 19. Oktober 2009

Cartas para uma vasta audiencia

Passatempos com história. O escritor britanico Shaun Usher dedica-se no seu blog Letters of Note à publicacao de cartas que merecem uma maior atencao. No seu espólio podemos encontrar correspondencia de figuras tao ilustres como Ghandi, T.S. Elliot ou Winston Churchill.
Interessante viagem vouyeur de regresso a um tempo em que cartas ainda eram cuidadosamente redigidas, respeitando formas e regras gramaticais, sem abreviaturas ou dominancia de letras minúsculas, sem smileys desajeitados, mas com pontuacao e espaco para a imaginacao do que poderá ser interpretado como ironia, felicidade ou tristeza. Cartas que demoravam por vezes meses a atingir o destino, outras tantas semanas a ser respondidas, a par e passo com um dia-a-dia menos sofrego.

Esta descoberta fez-me recordar as tardes passadas em cafés de cidade, principalmente em dias invernosos, de pouca luz e baixas temperaturas. Aos domingos enchia-me de coragem, revolvia o armário em busca do aparato de Inverno, adquirido posteriormente após ter imigrado para este país onde as estacoes do ano nao sao um mito, protegia-me com camadas de roupa qual ceboláceo, e punha-me a caminho à procura de um local recondito, aconchegante, solitário, onde pudesse libertar a alma por via das palavras. O burburinho de um café auxiliava-me na tarefa, assim como o odor quente e adocicado a café e acompanhantes. As horas volviam, as páginas enchiam-se, os cigarros iam ocupando espaco no cinzeiro. Momentos de libertacao. Enchia-me de regozijo a caminho de casa, e bem mais leve. Agora, quase nao reconheco a minha caligrafia.

Keine Kommentare: