Donnerstag, 23. Oktober 2008

Coincidencias

Hoje descobri o Portugal Post, um semanário feito de e para Portugueses maioritariamente a viver na Alemanha.
Nao é que tenha algo a esconder em relacao à minha nacionalidade, mas ao ter contacto com este tipo de iniciativas infelizmente nao sou preenchida por um imenso orgulho. Também nao teria de ser, só pelo facto de ser algo de teor muito portugues nao significa que me identifique com tudo. A história que faz manchete na edicao actual é o sucesso da Mariza (aha, cantora mocambicana de tará (adivinhem) fado, isso mesmo). Outra história de primeira página: "Gente que nao ama Portugal". Nao percebi.
A edicao abarca mesmo todas as áreas, desde a distribuicao de portáteis aos alunos de primeiro ciclo até à nova regulacao dos votos dos emigrantes, passando pela celebracao do Dia da Imigracao de Portugueses no Brasil (que?). Fala-se do Lobo Antunes ou do Saramago, acentua-se o número elevado de iniciativas em prol da valorizacao da língua portuguesa.
Após passar os olhos pela edicao comemorativa dos 15 anos do jornal, que no seu formato PDF termina com anúncios à mais ilustre das literaturas (em grande destaque Camilo ou Eca conjuntamente com o grande campeao de vendas "Como cortar trabalhos de bruxaria" ou em alternativa "O Grande Livro de Receitas de Bacalhau"), fiquei com um sabor esquisito na boca (nao, nao foi do bacalhau).
Um sabor a tentativa gorada.
Como as novas séries de tv alemas, que soam sempre a attempt to imitar as norte-americanas, mas em alemao e com muito menos humor.

Longe de mim menosprezar o trabalho seja de quem for, mas eu nao sou mais ou menos portuguesa por nao comer bacalhau todas as semanas.
E o facto de ter nascido em Portugal nao passa de uma mera coincidencia, com uma grande pitada de sorte. Agradecimentos ao Sr. Destino!

Keine Kommentare: