Sonntag, 2. November 2008

O Olhar Proibido sobre a Nudez

Este é o título da maior exposicao de Voyeurismo e Onanismo na qual eu até hoje participei. Alusoes ao sexo feminino (o curiosamente mais apetecido e retratado - isto porque? Homens e lésbicas sentem desejo, mulheres hetero curiosidade, no fundo a humanidade inteira deseja ve-las, as grandes, felpudas V) eram mais que muitas, na forma de frescos (Gerome), pinturas (Richter ou Bacon), estatuetas (Rodin ou Dègas), instalacoes (Kienholz ou Baquié), fotografias (Araki ou Newton) ou esbocos (Picasso ou Rembrandt). Fiquei intrigada com a quantidade de visitantes que a exposicao recebeu, hoje, domingo, dia apostólico dedicado à família. Adorei o seu conteúdo irreverente e perscrutador das tendencias dos tempos, porém fiquei a pensar na intencao de grande parte das pessoas que fui encontrando ao longo das salas e disposicoes. Algumas de semblante curioso, outras de testa enrugada e olhos cerrados, os menos de olhares repugnados, muitos de risos patéticos. O nu dá nisto. Algumas pessoas apresentavam-se de tal forma chocadas que mais pareciam ter sido arrancadas do sofá de convencoes e arrastadas, em protesto, a um calvário de libertacoes, do que propriamente em regime de puro e simples voluntariado. Afinal o nome da exposicao nada esconde, assim como as suas obras. Senti-me por vezes num ambiente de masturbacao colectiva. A demonstracao aberta de que algo existe contribui para uma aceitacao generalizada do que deveria ser o normal.

Daqui a 9 meses dever-se-á registar um boom de nascimentos em Duesseldorf e arredores.

Pintura: Eric Fischl, Bad Boy, 1981, retirada daqui

Keine Kommentare: