Dienstag, 15. September 2009

Livre arbítrio?

Ecila recomenda o documentário "O corpo das mulheres".
Sorrio para comigo, eu, uma fa da série mais capitalista e ditaturial de que tenho memória, Sex and the City.
Convencemo-nos com convencoes, julgamos que nao somos subjugadas a escolhas de outrém, que tudo nasce como fruto de uma liberdade de expressao. Mas no fundo somos prisioneiras de ditados. Ou ditaduras.
O meu pai tem uma opiniao: Diz que a razao pela qual o corpo feminino se tornou completamente banalizado tem a ver com o facto de a maior parte dos designers bem-sucedidos ser homossexual. Quase em tom conspirativo acredita que se trate de uma estratégia de desvalorizacao da femea de forma a conduzir a uma auto-valorizacao. Este comentário fere muitas susceptibilidades, incluindo a minha, porém acredito que a preservacao da intimidade e do mistério do corpo da mulher esteja em segundo plano quando nao existe um interesse sexual por parte do génio criador que será um estilista gay. Nao desejo atribuir o desenvolvimento do olhar perante o aspecto físico "eviano" puramente a este factor no mundo da moda, mas estou convinta de que terá a sua influencia manifesta.
Ao tomar consciencia de que estou eu também a fugir à naturalidade, alorando pelos, usando a gillette, pintando as unhas, abominando a camada adiposa que insiste em acumular-se no meu centro corporal, nao me julgo forte o suficiente para quebrar as correntes e deixar mao livre à mae natura. Apesar de saber que, mais década menos década, ninguém se interessará pelo meu aspecto físico, mas mais por aquilo que terei para contar. Pelo menos é a esperanca que alimento.

2 Kommentare:

ecila hat gesagt…

Nao gosto de extremos, ou seja, nem macacos nem recem-nascidos (em relacao a pelos he he). E isto vale para os dois, homens e mulheres.

Ha ha o teu pai tem uma certa razao, é que ao desvalorizar-se a mulher, esta procura sempre puxar por si alem limites, chegando a maltratar o próprio corpo e sofrendo de baixa auto-estima. Por outro lado, para o teu pai+homens nem é assim tao mau, porque as mulheres ficam giras ou o que a sociedade resolve definir de "boas"(ainda que em parte isso dependa muito de gostos). Só nao se trata de uma auto-valorizacao, porque a auto-estima nao aguenta tanta pancada ;)

Mas o que se passa na midia em alguns países (o nosso incluido) é seriamente preocupante, porque já atingiu um extremo, e extremos nunca fizeram bem a ninguem. Muito menos às mulheres.

beijinhos ^_^

ecila hat gesagt…

Ahh e também gosto do Sex and the city (muito fixe!), mas por acaso acho que nao tem nada a ver com o documentário.