Montag, 25. August 2008

Trocos

Portugal é o país do "Tem trocado?". Se a soma das compras nao constituir um número redondo, a pergunta da caixa é quase inevitável. Perde-se tempo à procura das respectivas moedas em espaços exíguos como o porta-moedas, confere-se a face da moeda pois estas do Euro não sao providas de uma grande personalidade (a tonalidade dourada é igual, a dimensão confunde-se), verifica-se se o montante é mesmo o desejado, e aniquila-se a dívida. O consumidor assume o papel de banqueiro, com pouca especialização e reduzida prática. Nisto passaram dois minutos.
A escassez dos trocos nas caixas portuguesas tornou-se um problema crónico, ameaça representar um sinal de preguiça aguda por parte dos comerciantes.
Pense-se na receita do sucesso de supermercados como o Aldi, que garante rapidez e eficiência de recursos precisamente por o processo de pagamento ser tão veloz. As filas são limitadas no tempo pois o pessoal da caixa já está a preparar os trocos antes de ter as notas na mão. O segredo é simples: Se a soma for EUR 16,99, o troco já é preparado até EUR 20,00, depois acrescentam-se as restantes notas. Eficaz e calculista.
Entretanto eu em Portugal já nao aguardo a pergunta, preparo logo as moedas para evitar o "Tens 20 cêntimos?". Quando regresso à Alemanha, carrego o mesmo hábito para ser olhada com minúcia e curiosidade, qual extra-terrestre.

Keine Kommentare: