Freitag, 12. Dezember 2008

O desaparecimento de um mito

Desengane-se aquele que pensa que skins sao o mesmo que neo-nazis.
Hoje aprendi muito ao falar com um skin (um trabalhador meu) que se mostrou um pouco ofendido por eu referir os nazis ao ouvi-lo contar que um amigo seu tinha uma tatuagem na testa a dizer "Duisburg Skin". Olhe que nao é a mesma coisa, retorquia ele, de modo quase amuado.
E nao é que ele tem toda a razao?

Os skins tem a sua origem no proletariado ingles nos finais dos anos 60, os outros sao uns copioes de primeira (os chamados "boneheads", por serem radicais que nem uns feijoes), e terao surgido nos anos 80, muito mais rapados que os originais.
Há Skins para todos os gostos, os Trojan (tradicionais), os SHARP (anti-racismo), os Redskins (de extrema esquerda), os OI-skins (Oi em antítese ao joy - "Kraft durch Freude" = "Strength through Joy", muito NS) e os neo-nazis, que representam uma ideologia diferente e assumiram o aspecto físico radical e agressivo dos skins.
Estes últimos compatibilizam com negros, mas menos com paquistaneses. De qualquer forma, o movimento skin parece mais civilizado e menos agressivo, em oposto ao dos frustrados suásticos.
Estamos sempre a aprender...

2 Kommentare:

Andorinha hat gesagt…

Uma tatuagem ... na testa???
Bolas!
Informação sobre os skins mto interessante, sim senhora. Mas como é q distinguimos os originais dos outros todos?

Sinapse hat gesagt…

... simpatizam menos com paquistaneses? O problema é o mesmo, só mudam as simpatias ...