Mittwoch, 14. November 2007

Querida Sinapse,

o livro que me acompanha de momento intitula-se "Emergency Sex (and other desperate measures) - True Stories from a War Zone", de tres autores (Cain, Postlewait & Thomson). Dado que só cheguei à página 15, ainda nao categorizei a minha opiniao sobre o mesmo. Interessante será saber como uma assistente social nova-iorquina semi- consciente da vida, um estudante de Direito de Harvard sem vontade de se ocupar de casos, mas de direitos e deveres comuns, e um médico de Auckland da Cruz Vermelha se encontram acidentalmente no Cambodja como funcionários das Nacoes Unidas.

Anyway, na página 161 encontrei como quinta frase o seguinte:

"We are going to send helicopters out tonight calling the names of the missing men, telling them to hold on".

Com isto, nao estou certa de querer passar além da 15...

Por falar em ONU. No meu guia de NYC, por exemplo, que revejo vezes sem conta, na mesma página encontra-se referencia precisamente ao edifício da mesma organizacao... Coincidencias...

Mas nenhuma destas frases teve aquele impacto convincente sobre mim. Percorri a prateleira com o olhar e deparei-me com "Brave New World" de Huxley, um livro que me marcou pela sua visao futurista da realidade imaginada. Lembrei-me que actualmente a humanidade parece tao (pre)ocupada com a sobrevivencia do hoje e talvez do amanha, que quase nao resta imaginacao para o futuro daqui a 50 anos. Qual foi o último filme que viram do tipo Fahrenheit 451 de Truffaut, 1984 de Orwell ou mesmo a verdadeira saga de Star Wars sem lamechas? I, Robot ou mesmo A.I. sao dedicados à satisfacao mecanica de desejos humanos, mas sem aquela plenitude que se conhece dos anos 60 / 70, talvez aliada à intensificacao da creatividade aliada à Lucília do SCeu com Diamantes. Huxley escreveu na sua página 161:

"What fun it would be, he thought, if one didn't have to think about happiness."

Fico-me com um livro que me auxilia quotidianamente: O Dicionário Portugues - Alemao, Edicao de Bolso, a quinta palavra na página 161 é

"RIR (-se) = LACHEN"

Convem nao esquecer...

Convido o pessoal blogosférico a fazer o mesmo exercício. Só tenho alguns nomes, será que alguém me levará a mal se eu passar a pergunta ao pessoal, mesmo que nao me conhecam? Ok, aqui vai a tentativa:

Piazolla

Gabardina (aos membros que ainda nao o fizeram)

A Divina Desordem

London Calling

Fotoesfera

3 Kommentare:

Sinapse hat gesagt…

Ena pá, os links funcionam e tudo!! ;))

Gostei muito da segunda frase:
"What fun it would be, he thought, if one didn't have to think about happiness."

...

SR hat gesagt…

Olá Rita,
já deixei um comentário ao teu comentário em minha "casa", mas resolvi deixar recado na tua também. Tudo bem? Como estamos de frio por aí? Se bem percebi, este exercício serve para fazermos uma opinião comentada do livro que andamos a ler, verdade? Ora estamos mal! Posso antes comentar jornais e revistas, ou, talvez, outros blogues? Beijinhos.
Susana Ribeiro

Sinapse hat gesagt…

Então?!