Sonntag, 11. November 2007

Trivialidades

Existem países nos quais se tornou habitual nao se considerar uma mesa já ocupada como território exclusivo dos que chegaram primeiro e tomaram lugar. Se o canto é acolhedor, principalmente num dia de sol esplendoroso, na esplanada mais ampla da cidade, nada pertence a ninguém, tudo é de todos. Estava eu sentada numa dessas mesas a deixar que as minhas hormonas felizes se libertem - aqui convém mesmo armazena-las pois nao haverá nada mais incerto que o próximo dia de sol -, chegam dois amigos, de atitude simpática, com os seus casacos Hilfiger e camisolas coloridas à la Ralph (Quem?) Lauren, e perguntam-me se se podem sentar. Nestas ocasioes espera-se uma resposta positiva. Talvez algum dia me de para surpreender os que, a contar já com o "sim, claro!", puxando as cadeiras em preparacao para aterrar, lhes diga "Ah, hoje nao, estou com dores de cabeca...".
Aos dois amigos respondi que nao me fazia diferenca, apesar de me deixar sempre perturbar por conversas alheias, mesmo estando absorvida por um livro. Eu lia Thousand Splendid Suns, uma história comovente de duas mulheres nascidas no Afeganistao, bem diferente do dia candido e plácido que regozijavamos numa cidade calma da Alemanha.
A conversa entre eles iniciou-se, após aquele suspiro de alívio libertados depois de sentados.
"- Ontem à noite foi até às tantas. Julgo uma e meia da noite...
- Uau. Com quem?
- Com uns amigos meus que regularmente fazem viagens à China. Costumam ir a feiras de produtos. O outro amigo meu, sabes, aquele que vive agora em Colónia, onde o BVB (clube de futebol de Dortmund) vai jogar este fim-de-semana. Ou já jogou?
(silencio)
- O tempo está mesmo espectacular!
- Sim, o meu voo da semana passada nao correu lá muito bem.
- Entao a que propósito?
- O tempo nao esteve grande coisa.
- Ah...
- Na próxima semana viajo a Munique com a empresa. Alugo um carro, provavelmente um Smart.
- E o trabalho, como vai?
- Vai correndo.
(silencio)
- Ah, é verdade, o empregado ainda nao nos veio servir. Muito atenciosos aqui...
- E entao, o que comeram ontem?
- Foi fantástico. Algo muito exótico. Tapas. Esteve-se muito bem. EUR 275,0 por 8 pessoas.
- Com bebidas?
- Sim. Bem, se formos a comprar fica mais caro. Ah, e comida chilena também houve.
- Entao e a viagem do B. à Grécia?
- Oh, muito relaxed.
(o empregado vem, pede-se Latte Macchiato e cerveja).
(silencio)
- Com este tempo até podia nevar. Seria fabuloso na Zugspitze (montanha mais elevada da Alemanha).
- A ver vamos.
(silencio)
- O meu chefe regressa ao escritório depois de duas semanas de férias. Esteve em Málaga... Nao, espera, em Malta, assim é que foi. Para aprender Ingles. Com a famíla toda.
- Nada mau. E a empresa paga tudo, também as despesas dos filhos?
- Ah, pois claro.
(silencio)
- A M. também tem dois filhos. Coisas insuportáveis. E a L. também engravidou.
- Aquela que está com um tipo muito mais novo?
- Sim, essa mesmo. O que é que o gajo viu nela? Nao entendo... Ainda por cima toda deformada da gravidez anterior.
- Pfff...
- Até já nao estaria na idade de ter filhos, acima dos 40 acabou.
(silencio. O mais falador acende um cigarro.)
- Epá, ainda nao deixaste esse vício?
- Nao, pá, mas sao só alguns de vez em quando... É como o hábito de ligar o aquecimento em casa.
- Que tipo de aquecimento tens?
- A gás. Está tudo muito caro. No outro dia apareceu lá a empresa para ler o consumo de electricidade.

O meu telefone tocou, tive que ir. SALVA PELO GONGO!

1 Kommentar:

Sinapse hat gesagt…

... este blog é recente e nunca participou numa corrente blogosférica ... tens que estrear-te! ... então, vai ver o que te passei! aguardo resposta, em formato post, aqui no teu blog!!
... dica: segue os diferentes links ... do meu post para o blog que me encadeou a mim, e desse blog para o blog que o encadeou, e assim sucessivamente, e descobrirás outros blogues no processo!

Have fun!