Samstag, 12. April 2008

Colectaneas

O meu problema com o passar do tempo é óbvio. Tento concentrar-me no presente, mas nao consigo arrancar-me do passado e projeccoes futuras esmagam a liberdade do hoje e agora.
Busco a receita "Como aproveitar esta oportunidade da melhor forma", mas ninguém me indica onde a encontrar.
Questoes banais como acordar cedo aos fins-de-semana para aproveitar melhor o tempo trazem consigo algo de obrigacao. Se tal deve acontecer, que entao seja espontaneo. Se nao sucede, como na maior parte dos casos, assaltam-me os remorsos e termino o dia com aquela sensacao de nada ter feito de proveitoso ou importante. Mas quem define o que isso é? Eu ou a aceitacao generalizada? Afinal nao tem tudo a ver com o próprio ser e as suas prioridades, o seu bem-estar (obviamente nao esquecendo o altruísmo, mas isso já tem mais de lugar comum...)?
Por vezes, sinto uma angústia incomensurável por nao poder parar no tempo para me decidir sobre o caminho que quero seguir. Este mesmo segundo, no qual me encontro e que puff já se esvaneceu na intemporalidade do tempo, nao pode ser revivido, apenas a sua memória ou a imaginacao do que poderia ter sido.
Porém, ao entregar-me a deleites musicais como "Another Boy Drowning" dos The The (para nomear só um...) ou "How soon is now" dos Smiths, sou invadida por um desespero por nao ter nascido uns anos mais cedo e poder sentir a existencia destes grupos, e nao, como hoje, ter de recorrer a Best ofs ou a colectaneas de revivalismo (ignorando a multitude dos mesmos por exemplo dos Stones). A plenitude que sinto ao sabor destes sons ainda nao foi ultrapassada por aquilo que hoje existe.
O que me tornaria uns anos mais velha. Hummm... Pensando bem... Vou buscar já a colectanea 45'.

"Saturday night and I was laying in my bed
The window was open and raindrops were bouncing off my head
When it hit me like a thunderbolt!
I don't know nothing and I'm scared that I never will
You pray to your God that you'll never feel so much pain again
But the agony has just begun

Moving on. Opening new doors
Life just doesn't seem that simple anymore
And in case I don't see you again
I hope you’ll feel glad that you knew me
While I was here"

Another Boy Drowning

Keine Kommentare: