Sonntag, 6. Januar 2008

Viagem no tempo

Nao sou uma fa incondicional do movimento impressionista, o purismo e candura nao me atingem, mas ontem deixei-me conduzir numa viagem pelo tempo por uma obra de Camille Pissarro, a "Avenue de l'Opéra. Paris. Effet de neige", em exibicao até hoje na exposicao "Bonjour Russland" em Düsseldorf, e brevemente em Londres.
A iluminacao, as pinceladas molhadas, o retrato de uma avenida plena de vida. Senti-me envolvida pela chuva retratada, o trotear dos cavalos no piso húmido, as conversas burguesas, os passos apressados na calcada escorregadia, os risos. O retrato concedeu-me uma sensacao de muita água. O tom ameno das pinceladas contrastam com o frio que a obra nos parece querer passar.
Quedei-me em frente a esta pintura longamente e senti-me a viajar no tempo e no espaco, a relembrar as descricoes vívidas de Eca de Queiroz que eu sorvi quando adolescente.
Perguntei-me qual teria sido a última pincelada do quadro. Jamais irei saber.

Keine Kommentare: